Para se ter uma noção da importância do design de embalagens, um supermercado médio costuma ter milhares de produtos espalhados pelas prateleiras, todos eles com embalagens concebidas cuidadosamente para chamar a atenção dos clientes no momento de escolher um produto. Por isso, se a embalagem não souber valorizar o produto e não for capaz de chamar a atenção para as suas qualidades, a chance do consumidor não realizar a compra é muito maior.
Porém, a despeito do que muitas pessoas pensam, o design de embalagens não se limita a elementos como cores, formatos e layout atraente. Eles são realmente importantes, mas o design de uma embalagem vai muito além disso.
A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. Ela é um dos principais fatores que impulsionam a venda dos produtos. Portanto, deve ser aproveitada ao máximo para transmitir o posicionamento da marca e as características do produto, por meio de cores, texturas, formas e outros elementos.
Conheça os principais atributos do design de embalagens.
Entre os atributos mais facilmente perceptíveis gerados pelo design estão: proteção, conservação e transporte do produto, facilidade de uso, conforto e segurança.Além disso, o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de modo eficiente às necessidades e expectativas do consumidor definindo o posicionamento correto da marca no mercado.
Os consumidores são influenciados principalmente por fatores bastante práticos e objetivos, como a sua funcionalidade, facilidade de abertura e fechamento, ergonomia (por ex. na forma de pegar a embalagem,) e sustentabilidade.
Além disso existem outros fatores mais emocionais como, por exemplo, personalidade, reconhecimento, identificação e, principalmente, valorização da marca. Muitos desses atributos captados inconscientemente pelos consumidores.
Entenda por que o design de embalagem funciona como mídia.
A embalagem é, de fato, uma mídia muito importante, capaz de se comunicar diretamente com o consumidor na hora exata da compra e de convencê-lo a tomar a decisão final de adquirir o produto. Uma embalagem bem cuidada inspira confiança no consumidor e sugere a qualidade que encontrará no produto. Um design de embalagem adequado tem o poder tanto de estimular as compras por impulso quanto de construir um relacionamento emocional duradouro com o consumidor.
Para a maioria dos produtos, o design de embalagens é a ferramenta de marketing de maior eficiência de vendas e com a melhor relação custo-benefício e retorno sobre o investimento. Ou seja, tem o maior ROI – return-on-investment. Até porque um sistema de identidade de embalagem e marca frequentemente sobrevive ao longo de um tempo superior a três campanhas publicitárias e mais de oito ciclos de promoções.
O lançamento de uma nova embalagem também cria condições propícias para a realização de campanhas, a divulgação de outros produtos e de outras ações da empresa. Para chamar mais a atenção do consumidor, podem ser utilizadas tanto campanhas nos pontos de venda (PDV) quanto recursos das novas tecnologias, como ações de marketing digital, QR codes e realidade aumentada.
Veja como o design de embalagens aumenta as vendas
Portanto, fica clara a importância do design de embalagens para atrair o consumidor e aumentar as vendas. Estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos.
https://o3design.com.br/a-importancia-da-embalagem/
O design de embalagens também é capaz de prolongar o ciclo de vida de um produto que está há algum tempo no mercado e dar-lhe um apelo de novidade, a partir do redesign de embalagem. Todo produto tem um ciclo de vida com tempo determinado mas o redesign de embalagem ajuda a prolongar a vida do mesmo. O melhor momento de fazer o redesign é justo antes de que as suas vendas comecem a declinar.
https://o3design.com.br/redesign-de-embalagens-de-uma-linha-de-produtos-ja-existente/