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A importância do design de embalagens para a sua marca.



Para se ter uma noção da importância do design de embalagens, um supermercado médio costuma ter milhares de produtos espalhados pelas prateleiras, todos eles com embalagens concebidas cuidadosamente para chamar a atenção dos clientes no momento de escolher um produto. Por isso, se a embalagem não souber valorizar o produto e não for capaz de chamar a atenção para as suas qualidades, a chance do consumidor não realizar a compra é muito maior.

Porém, a despeito do que muitas pessoas pensam, o design de embalagens não se limita a elementos como cores, formatos e layout atraente. Eles são realmente importantes, mas o design de uma embalagem vai muito além disso.

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. Ela é um dos principais fatores que impulsionam a venda dos produtos. Portanto, deve ser aproveitada ao máximo para transmitir o posicionamento da marca e as características do produto, por meio de cores, texturas, formas e outros elementos.

Conheça os principais atributos do design de embalagens.

Entre os atributos mais facilmente perceptíveis gerados pelo design estão: proteção, conservação e transporte do produto, facilidade de uso, conforto e segurança.Além disso, o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de modo eficiente às necessidades e expectativas do consumidor definindo o posicionamento correto da marca no mercado.

Os consumidores são influenciados principalmente por fatores bastante práticos e objetivos, como a sua funcionalidade, facilidade de abertura e fechamento, ergonomia (por ex. na forma de pegar a embalagem,) e sustentabilidade.

Além disso existem outros fatores mais emocionais como, por exemplo, personalidade, reconhecimento, identificação e, principalmente, valorização da marca. Muitos desses atributos captados inconscientemente pelos consumidores.

Entenda por que o design de embalagem funciona como mídia.

A embalagem é, de fato, uma mídia muito importante, capaz de se comunicar diretamente com o consumidor na hora exata da compra e de convencê-lo a tomar a decisão final de adquirir o produto. Uma embalagem bem cuidada inspira confiança no consumidor e sugere a qualidade que encontrará no produto. Um design de embalagem adequado tem o poder tanto de estimular as compras por impulso quanto de construir um relacionamento emocional duradouro com o consumidor.

Para a maioria dos produtos, o design de embalagens é a ferramenta de marketing de maior eficiência de vendas e com a melhor relação custo-benefício e retorno sobre o investimento. Ou seja, tem o maior ROI – return-on-investment. Até porque um sistema de identidade de embalagem e marca frequentemente sobrevive ao longo de um tempo superior a três campanhas publicitárias e mais de oito ciclos de promoções.

O lançamento de uma nova embalagem também cria condições propícias para a realização de campanhas, a divulgação de outros produtos e de outras ações da empresa. Para chamar mais a atenção do consumidor, podem ser utilizadas tanto campanhas nos pontos de venda (PDV) quanto recursos das novas tecnologias, como ações de marketing digital, QR codes e realidade aumentada.

Veja como o design de embalagens aumenta as vendas

Portanto, fica clara a importância do design de embalagens para atrair o consumidor e aumentar as vendas. Estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos.

https://o3design.com.br/a-importancia-da-embalagem/

O design de embalagens também é capaz de prolongar o ciclo de vida de um produto que está há algum tempo no mercado e dar-lhe um apelo de novidade, a partir do redesign de embalagem. Todo produto tem um ciclo de vida com tempo determinado mas o redesign de embalagem ajuda a prolongar a vida do mesmo. O melhor momento de fazer o redesign é justo antes de que as suas vendas comecem a declinar.

https://o3design.com.br/redesign-de-embalagens-de-uma-linha-de-produtos-ja-existente/


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