Desenvolvimento de Embalagem ou Design de Embalagem? - imagem de destaque

Desenvolvimento de Embalagem ou Design de Embalagem?



Design é uma palavra inglesa que se utiliza em português pela carência de uma palavra melhor na nossa língua. Até uns 20 anos atrás se utilizava a palavra Desenho com muito mais frequência, mas os profissionais da área perceberam que a atividade de Design envolve mais que um desenho. Design poderia ser traduzido melhor como projeto, já desenho, é apenas uma representação gráfica. No projeto se pensa a partir da situação atual numa situação futura. Se criam e testam cenários. Se analisa o que se tem para propor algo novo.

Já o termo criação é mais utilizado na publicidade e tem mais a ver com criatividade. Claro que o design, como qualquer atividade de projeto precisa muito de criatividade, de profissionais criativos e não está nada mal falar em "Criação de Embalagem" como sinônimo de "Design de Embalagem".

Agora, a palavra desenvolvimento envolve também um processo muito mais abrangente além do design e da criatividade. Quando se fala em desenvolvimento, estamos falando também de todas as situações de produção e distribuição que vem posteriormente ao design. Por exemplo, no desenvolvimento devemos projetar também o ferramental que vai conformar a embalagem como matrizes, moldes ou facas. Os clichês e as chapas que vão ser utilizadas para impressão pensando também em todos os seus custos envolvidos.

"O desenvolvimento estrutural de uma nova embalagem é bastante complexo..."

Por isso o desenvolvimento de embalagem é uma tarefa muito mais complexa que o design. Nos casos das embalagens que requerem peças de plástico geralmente os projetos de ferramental (moldes) são executados por projetistas especializados nisso. E quando as embalagens são, por exemplo, feitas a partir de chapas cortadas, dobradas e coladas, como papel ou plásticos flexíveis os designers chegam até a definição das facas mas sempre é indispensável que neste processo os profissionais de pré-impressão adaptem as artes para o seu correto resultado.

Concluindo, se a sua necessidade é pelo desenvolvimento estrutural de uma nova embalagem é importante saber que este processo é bastante complexo e onde modelos e protótipos são necessários para testar as alternativas antes de enviar os desenhos técnicos para produção.

Clique aqui e confira alguns exemplos de embalagens desenvolvidas por nossa equipe!


AGREGUE VALOR A SUA MARCA, SERVIÇOS E PRODUTOS.
CLIQUE AQUI E FALE COM A GENTE.