Design de embalagens: otimizando as funções da embalagem. - imagem de destaque

Design de embalagens: otimizando as funções da embalagem.



As funções da embalagem são otimizadas com o bom design de embalagens.

1. A função primordial da embalagem é conter, acondicionar, proteger e conservar o produto além de facilitar o transporte. Por isso, a escolha de materiais e a definição de formatos é muito importante. O designer de embalagens deve estudar e analisar o conceito, a estrutura e os materiais que serão usados na produção da embalagem, para desenhar soluções e criar as alternativas mais adequadas para o cliente.

Ele deve definir as melhores soluções para cada tipo de embalagem e projetar funcionalidades adicionais relacionadas à abertura, ao fechamento, à facilidade de manuseio e ao empilhamento. Para isso, é preciso levar em consideração também a tecnologia (equipamentos) utilizada no processo de embalamento e os custos de produção.

A proteção e segurança dos produtos durante o transporte, a distribuição e a armazenagem são muito importantes, pois os resguardam de possíveis danos, perdas e vazamentos, bem como garantem a integridade das mercadorias, mesmo em condições ambientais adversas, como calor e umidade.

As embalagens são responsáveis por garantir aos consumidores que os produtos adquiridos são apropriados para o consumo. Além de proteger e conservar os produtos, ela deve ser capaz de permitir que eles sejam transportados corretamente, de distribuir mais produtos em uma mesma viagem e reduzir as perdas.

2. O design de embalagens deve ser capaz de diferenciar o produto na prateleira e fazê-lo se destacar entre os seus concorrentes. Além de ser atraente e criativa, a embalagem precisa valorizar as características do produto, e, se possível, ter transparências que possibilitem a sua visualização pelo consumidor.

3. O branding deve ser capaz de criar uma singularidade para a marca, uma diferenciação que consiga fazer com que ela seja lembrada e identificada antes que as marcas dos concorrentes. Confira alguns cases em nosso portfólio clicando aqui

Além de apresentar e valorizar o produto, a embalagem deve trazer imagens capazes de criar uma identificação com o consumidor, refletindo o seu estilo de vida e criando um desejo maior de compra.

4. A embalagem deve facilitar o cotidiano do consumidor e proporcionar mais do que benefícios funcionais específicos. No mundo atual, os consumidores estão cada vez mais bem informados e exigentes. Para atender às demandas desse público, os produtos e serviços devem oferecer praticidade, conveniência, individualização, customização e adaptação às necessidades específicas dos consumidores.

5. A embalagem é também um veículo de comunicação importante, capaz de informar o consumidor. Ela deve trazer não apenas textos publicitários e promocionais, mas informações úteis sobre os diferenciais dos produtos, procedimentos de segurança e tudo o mais que possa ser educativo e importante para ajudar o consumidor e capacitá-lo a tomar a decisão de compra.

6. A embalagem também tem por finalidade fazer a promoção das vendas e conquistar a preferência do consumidor. A embalagem deve ser capaz de transmitir o posicionamento da marca, apresentar os diferenciais do produto, contribuir para a formação da imagem da marca despertar o desejo de compra e estimular as vendas.


AGREGUE VALOR A SUA MARCA, SERVIÇOS E PRODUTOS.
CLIQUE AQUI E FALE COM A GENTE.