Brand Strategy - imagem de destaque

Brand Strategy




Como surgiu o Branding e para que serve.

Branding vem de Brand. Brand = Marca Por tanto Branding = Marcando.

O termo surgiu na metade do século XIX nos Estados Unidos para identificar às marcas que os fazendeiros faziam no seu rebanho para que, caso algum boi seja roubado, possa ser reconhecido e recuperado.

Hoje o termo branding se utiliza para definir a “gestão da marca” de um negócio, seja produto, serviço ou o nome da empresa. É o conjunto das técnicas que visam a construção e o fortalecimento da marca. O que o branding busca é aumentar o valor da empresa através do aumento do valor das suas marcas.

Atributos da marca.

As marcas tem dois tipos de atributos: os físicos que são os percebidos: visuais, sonoros, táteis, olfativos, etc. e os atributos de significado, que são as representações mentais, o que o consumidor imagina sobre a marca, o que passa pela cabeça do consumidor ao lembrar de determinada marca, também chamado de posicionamento. Por tanto, o objetivo do branding é criar uma singularidade para a marca, uma diferenciação que consiga ser lembrada e identificada antes que as marcas concorrentes.

Para fazer uma gestão eficiente do branding é necessário utilizar de forma sinérgica e harmônica todos os meios possíveis onde exista contato entre o consumidor e a marca. Entre eles podemos destacar as estratégias de design e comunicação que incluem o design dos produtos, o design das embalagens, os materiais de papelaria, o design dos interiores ou dos ambientes e da arquitetura a publicidade, a propaganda, o marketing digital, as promoções, etc. Desta forma a marca passa a ser o ativo de maior valor da empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais como podemos lhe ajudar a posicionar ou reposicionar a sua marca.

Brand Strategy