PACKAGING DESIGN, BRANDING AND COMMUNICATION AGENCY

Packaging structural design Shape or industrial design

Packaging structural design Shape or industrial design

Making a product truly stand out

When time comes to choose a type of package for a product the first step that should be taken by the marketing team of a company is to define the typology of the package. The typology determines what type of package will be most suitable for packaging a product for example; glass bottle, a PET bottle, a flexible pouch, a sheet of paper, a can, carton, etc. At this point the structural design of the package is inevitable.

What is the best solution?

This will depend on many factors. According to research done by Perception Research Services, what causes an impact on consumers about product package is mainly the color of the package followed by the form or shape of the package. The style of the brand or product is the third most relevant in the consumers mind.

When we define the structural design of a product package we are defying its form (or shape of the package),which comes in second place when it comes to the consumers mind. Think about Coca Cola, Nesquick, Tide or Chanel N°5 perfume and realize how images of the packaging of each product came to your mind before any other elements.

Is it possible to manufacture a product package from any shape that comes to mind just to cause an impact on the consumer’s mind?

Para responder a esta pergunta precisamos conhecer profundamente os seguintes aspectos:
Temos que pensar, em primeiro lugar, no produto a ser embalado. O que é, que características possui, que quantidade queremos vender por embalagem, quais são as normas e regulamentações que devem ser respeitadas, entre outros.

É um alimento, uma bebida, um cosmético em gel? É um pó, um produto eletrônico, um produto médico ou um brinquedo? Conhecer bem o produto é o primeiro passo para definir excelentes soluções de design estrutural de embalagem.

Em segundo lugar devemos pensar no consumidor. Para quem o produto é direcionado? Qual é o target? Qual a faixa etária do público-alvo? Se é para crianças, mas os pais vão decidir a compra, se é para idosos, para homens ou para mulheres, etc. Quais apelos emocionais devemos transmitir na embalagem? Que tipo de detalhes ergonômicos são necessários?

Em terceiro lugar devemos conhecer o processo de embalamento do produto, já que os equipamentos disponíveis podem nos restringir quanto às dimensões da embalagem ou outras características importantes na hora de projetar. Por exemplo: se as embalagens são garrafas que precisarão andar por uma linha de envasado – às vezes apoiadas em esteiras, outras vezes seguradas pelo gargalo – a forma destas garrafas terá que se encaixar nos dispositivos.

Outros fatores muito importantes são a quantidade de vendas mensal estimada e o seu custo estimado. Estas duas variáveis estão diretamente relacionadas, já que em muitas situações o aumento da produção de embalagens diminui o seu custo unitário. Existem também custos fixos iniciais, como por exemplo matrizes, facas, clichês, etc, que devem ser diluídos entre o total das embalagens que serão produzidas.

Além destes fatores é importante pensar também na sustentabilidade, ou seja, escolher soluções mais ecológicas para diminuir o impacto ambiental.

Desta forma vamos conseguir definir as melhores soluções para cada tipo de embalagem, assim como projetar funcionalidades adicionais relacionadas à abertura, ao fechamento e à facilidade de manuseio.

Conhecendo e dominando todos estes aspectos podemos ir além, criando detalhes inovadores que transformam a embalagem num produto ainda funcional depois do seu uso primário. Podemos, por exemplo, transformá-la num brinquedo, num porta-trecos ou em qualquer outro objeto utilizável.

Structural packaging good design

Portanto, o bom design estrutural da embalagem é uma ferramenta poderosa para projetar embalagens de sucesso. Embalagens adequada e criativamente projetadas vão proteger e conservar o produto, além de permitir que ele seja transportado corretamente.

Mas as vantagens não param por aí. Uma boa embalagem significa o começo de um bom relacionamento com o consumidor, pela facilidade de abertura e de fechamento.

Por todas estas razões devemos ser bastante criteriosos quanto à forma que produto final vai ganhar, pois é justamente esta forma que ficará gravada por muitos anos na mente do consumidor.

Gabriel Inler