Estratégias de Branding, marcas e identidade. - imagem de destaque

Estratégias de Branding, marcas e identidade.




Estratégias de Branding

Brand = Marca

Por tanto Branding = Marcando.

O termo "branding" surgiu na metade do século XIX nos Estados Unidos para identificar às marcas que os fazendeiros faziam no seu rebanho. Desta forma, caso algum boi seja roubado, seria mais fácil ser reconhecido e recuperado.

Hoje o termo branding se utiliza para definir a “gestão da marca” de um negócio, seja produto, serviço ou o nome da empresa. O branding é o conjunto das técnicas que visam a construção e o fortalecimento da marca. O que o branding busca é aumentar o valor da empresa através do aumento do valor das suas marcas.

  O objetivo do Branding

As marcas tem dois tipos de atributos: os físicos e os de significado. Os físicos são os atributos percebidos: visuais, sonoros, táteis, olfativos, etc.  Os atributos de significado são as representações mentais, o que o consumidor imagina sobre a marca.  Ou seja o que passa pela cabeça do consumidor ao lembrar de determinada marca. Este conceito também é chamado de posicionamento. Por tanto, o objetivo do branding é criar uma singularidade para a marca. Criar uma diferenciação que, ao mesmo tempo, consiga ser lembrada e identificada antes que as marcas dos concorrentes.

  Estratégias de Branding

Para fazer uma gestão eficiente do branding é necessário utilizar de forma sinérgica e harmônica todos os meios possíveis onde exista contato entre o consumidor e a marca. Entre eles podemos destacar as estratégias de design e comunicação como por exemplo: o design dos produtos, o design das embalagens, os materiais de papelaria, o design dos interiores ou dos ambientes, a sinalização da empresa e a arquitetura, a publicidade, a propaganda, o marketing digital, as promoções, etc.

Trabalhando todas estas ações de forma integrada a marca passa a ser o ativo de maior valor da empresa.

Entre em contato com a O3 Design e saiba mais como podemos lhe ajudar a posicionar ou reposicionar a sua marca para aumentar o seu valor.

Estratégias de Branding, marcas e identidade. - imagem 0