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Estratégias de Branding, marcas e identidade.




A O3 Design e a Gestão de Marcas.

A nossa agência cria, projeta e gerencia estratégias de marca ou estratégias de Branding.

Mas o que significa Branding?

Brand significa literalmente marca. Por tanto branding significa marcando. O termo branding surgiu na metade do século XIX nos Estados Unidos para identificar às marcas que os fazendeiros faziam no seu rebanho. Desta forma, caso algum boi seja roubado, seria mais fácil ser reconhecido e recuperado.

Hoje o termo branding se utiliza para definir a “gestão da marca” de um negócio, seja produto, serviço ou o nome da empresa. O branding ou gestão de marca é o conjunto das técnicas que visam a construção e o fortalecimento da marca. O que o branding busca é aumentar o valor da empresa através do aumento do valor das suas marcas.

O objetivo do Branding

As marcas tem dois tipos de atributos: os físicos e os de significado. Os físicos são os atributos percebidos: visuais, sonoros, táteis, olfativos, etc. Os atributos de significado são as representações mentais, o que o consumidor imagina sobre a marca. Ou seja o que passa pela cabeça do consumidor ao lembrar de determinada marca. Este conceito também é chamado de posicionamento. Por tanto, o objetivo do branding é criar uma singularidade para a marca. Criar uma diferenciação que, ao mesmo tempo, consiga ser lembrada e identificada antes que as marcas dos concorrentes.

Estratégias de Branding

Para fazer uma gestão eficiente do branding é necessário utilizar de forma sinérgica e harmônica todos os meios possíveis onde exista contato entre o consumidor e a marca. Entre eles podemos destacar as estratégias de design e comunicação como por exemplo: o design dos produtos, o design das embalagens, os materiais de papelaria, o design dos interiores ou dos ambientes, a sinalização da empresa e a arquitetura, a publicidade, a propaganda, o marketing digital, as promoções, etc.

Trabalhando todas estas ações de forma integrada a marca passa a ser o ativo de maior valor da empresa.

Arquitetura de marcas

Quando o portfólio da empresa possui várias marcas é importante escolher a melhor estratégia para gerenciar de forma eficiente as mesmas. Entendendo os negócios da empresa, os propósitos das marca, os recursos disponíveis entre outros fatores, uma boa estratégia vai definir de que forma deve funcionar a relação entre estas marcas. Como nomear cada segmento, qual relação vai existir entre marcas e submarcas, marca mãe ou guardachuva, vai ser desta forma definida a arquitetura de marcas.

Entre em contato com a O3 Design e saiba mais como podemos lhe ajudar a criar, posicionar ou reposicionar a sua marca para aumentar o seu valor.