Design de rótulos para refrigerante Guaraná Friburgo.
Em 1870, a pacata vila de Nova Friburgo, região serrana de Rio de Janeiro, recebe a estrada de ferro. Foi um grande incentivo para o desenvolvimento da cidade. A partir desse momento a Maria Fumaça mudava a história da região.
O trem partia diariamente, de manhã, da Estação de Niterói. Depois de algumas paradas chegava em Cachoeiras de Macacu. De lá os passageiros ingressavam em outra locomotiva mais apropriada à geografia da serra. Começava ali a subida na majestosa serra de Nova Friburgo!
O desafio para o design de rótulos para o refrigerante foi trazer para os tempos atuais uma marca de Nova Friburgo. Queríamos o Guaraná Friburgo associado a um símbolo da memória da cidade. Então escolhemos a Maria Fumaça, que já faz parte da memória histórica e afetiva da população local.
Com estilo vintage, a imagem está apoiada em detalhes arquitetônicos típicos da cidade. Completam o conjunto gráfico medalhas representativas do município, do Brasil e da Suíça. A identidade visual transmite requinte, tradição e sofisticação. A Maria Fumaça evoca ainda a nostalgia de outros tempos. O mundo atual, altamente tecnológico, tende a idealizar alguns valores passados. Mesmo as atuais gerações idealizam uma época mais tranquila e romântica. Assim, o design de rótulos para refrigerante deixa de ser um mero identificador do produto. Passa a funcionar como símbolo que abrange outros significados importantes.
Consideramos também a universalidade da marca. A imagem do trem remonta há mais de duzentos anos. No Brasil, a primeira locomotiva a vapor circulou em Petrópolis, também no Rio de Janeiro, em 1854. Desta forma, chegamos a um resultado estético e simbólico altamente favorável ao produto.
A linha é composta por latas de 350ml, bem como por garrafas de vidro de 300ml e de 600ml.