Redesign de embalagens de uma linha de produtos já existente - imagem de destaque

Redesign de embalagens de uma linha de produtos já existente




Todo produto tem um ciclo de vida com tempo determinado, que envolve um período de nascimento, crescimento, maturidade e declínio. Quando as vendas começam a cair, o redesign da embalagem pode dar uma sobrevida ao produto e ajudar a alavancar as vendas.

A apresentação do produto pode fazer toda a diferença na tomada de decisão de compra por parte do consumidor. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Embalagem (ABRE) aponta que as embalagens são responsáveis por 80% das tomadas de decisão de compra nos pontos de venda.

Mas você sabe por que fazer o redesign? Qual é o momento certo para a mudança no visual das embalagens? Quais fatores devem ser considerados no redesign? A seguir, responderemos a essas perguntas e mostraremos alguns cases de produtos que alcançaram melhores resultados com o redesign de suas embalagens.

Entenda a importância do redesign de embalagens

O redesign de embalagens pode dar uma conotação de novidade a produtos já conhecidos no mercado e assim trazer um novo fôlego a um produto que já não oferece o mesmo apelo ao consumidor. Essa estratégia é capaz de gerar mais visibilidade e estimular a compra. Trazendo um retorno imediato a baixo custo, sem necessariamente alterar o produto ou demandar investimento em propaganda.

Dar uma nova roupagem para os produtos pode ajudar a atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda e torná-los mais competitivos. As mudanças podem ser usadas também para uma variedade de ações. Reposicionamento de mercado, adequação ao gosto dos consumidores, lançamento de novas linhas de produtos, entre outros fatores.

Porém, o redesign pode ser um desafio ainda mais complexo do que criar um conceito a partir do zero. A mudança exige entender os problemas da embalagem atual, tentar corrigi-los e fazer com que todo o contexto do layout se encaixe nas tendências atuais, sem perder a identidade da marca. Uma boa embalagem deve ser capaz de informar o conteúdo, destacar os diferenciais competitivos do produto e indicar com clareza para quem ele foi criado.

Acompanhe o case da Coca-Cola

Um dos casos mais emblemáticos de produto associado à sua embalagem é a Coca-Cola. Lançada há mais de 100 anos, a icônica garrafa de vidro é reconhecida facilmente no mundo todo. O sucesso da primeira versão fez com que a garrafa sofresse apenas seis pequenas alterações ao longo de mais de 100 anos. A marca soube fazer o redesign da embalagem. Aperfeiçoando-a e atualizando-a quando necessário, mas sem perder a sua identidade original.

O modelo curvilíneo clássico foi criado em 1915, após ser selecionado em um concurso de design. Organizado para que fosse desenvolvida uma garrafa exclusiva já que enfrentava a concorrência de imitadores na época. Inspirado em uma fruta de cacau, a garrafa foi concebida para distinguir a marca dos seus concorrentes e transmitir uma promessa de qualidade e autenticidade.

Para preservar a identidade da marca, a silhueta e o tamanho da garrafa se transformaram sutilmente ao longo do tempo. Às vezes se tornando mais robusta ou mais alta, mas de modo quase imperceptível. A única mudança significativa ocorreu em 1957. Neste ano o logotipo em alto relevo gravado no vidro foi substituído por letras brancas, alcançando um visual mais moderno. Assim, a marca pôde dar a impressão de se renovar, mesmo sem jamais mudar a fórmula da bebida.

A garrafa de PET plástico reciclável foi introduzida em 1997 e depois surgiram as latas de alumínio. Em 2016, a Coca-Cola mudou o design de suas latas, adotando um círculo vermelho e fontes brancas na horizontal. As novas latas e rótulos unificaram visualmente os produtos Coca-Cola, Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life. Mas a garrafa continua associada à marca na mente das pessoas.

https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/projeto-de-nova-identidade-visual-para-embalagens-de-coca-cola-foi-liderado-pela-designer-brasileira-cristiana-grether

Saiba qual é o melhor momento para fazer o redesign das embalagens

O momento adequado para fazer o redesign é quando um produto está no mercado já há algum tempo e as suas vendas começam a cair. Esse declínio nas vendas pode ser causado por fatores diversos. Entre eles estão a entrada forte de concorrentes com embalagens mais modernas e práticas. Embalagens dirigidas para um público mais jovem, que com o passar do tempo se tornou o atual consumidor desse tipo de produto.

Não há meios de definir exatamente um prazo para que sejam feitas alterações ou redesigns na identidade dos produtos. Mas deve-se atentar para o fato de que, com o tempo, os mesmos tendem a causar uma impressão de antiquados ou ultrapassados. Por isso, deve ser feito um redesign para que a identidade se mantenha forte e valorizada na mente dos consumidores.

Um caso conhecido é o do absorvente Sempre Livre, da Johnson & Johnson. Foi o primeiro absorvente do mercado brasileiro, lançado em 1974. Durante muitos anos, o produto era líder de mercado, mas quando as suas consumidoras começaram a entrar em menopausa as vendas começaram a cair.

Outras marcas com apelo mais jovem começaram então a conquistar as novas consumidoras. Isto fez com que a Sempre Livre precisasse redesenhar as embalagens. Com cores mais adequadas se apresentou com novo posicionamento para reconquistar a liderança no mercado.

Conheça o case das embalagens para Pipoca e Salgadinhos Bilu

Um exemplo de campanha de remarketing bem-sucedida é a da Pipoca Bilu. A linha precisava de ser revitalizada e padronizada. Líder em vendas do segmento no sul do Brasil, as pipocas Bilu fizeram parte da infância de muita gente. Isto criou um vínculo afetivo muito forte. Contudo, as novas gerações não tinham estas referências. A marca precisava se modernizar para ganhar competitividade, porém sem perder a identidade.

A embalagem da pipoca sempre teve como características marcantes a cor magenta, a personagem e os traços tipográficos. Estes símbolos constituem todo um patrimônio visual construído a partir de 1978. Portanto, ao refazer o redesign, a agência O3 Design decidiu manter alguns elementos e as cores originais.

https://o3design.com.br/portfolio/criacao-de-embalagens-para-pipoca-e-salgadinhos-bilu/

Em busca de direcionar melhor o produto ao público-alvo, foi realizada uma pesquisa dos concorrentes diretos e indiretos para entender os signos utilizados nas embalagens atuais. Afinal, cada público possui um repertório visual. Um novo padrão foi definido, mas sempre com o cuidado de preservar as características identificadoras da marca. As embalagens de todos os sabores da linha de pipoca seguiram o mesmo layout da pipoca doce original. Como resultado, a imagem da linha de produtos ficou mais forte, padronizada e com um apelo visual inconfundível.

As linhas dos snacks fritos de trigo Biluzitos e dos snacks assados de milho Bilu Top também passaram por um processo bastante semelhante de melhoria. Sempre visando à padronização, modernização e aumento da legibilidade no ponto de venda.

Redesign de embalagens de uma linha de produtos já existente

Surpreenda-se com o case do Arroz Célia

A marca de arroz Célia contratou a agência O3 Design para renovar a sua linha de embalagens. O objetivo da proposta era revitalizar a imagem da marca utilizando uma nova linguagem visual. Um personagem feminino foi criado para a embalagem, resultando em uma imagem que evoca o conceito de nutrição.

https://o3design.com.br/portfolio/design-de-embalagens-para-arroz-celia/

Cada produto da linha recebeu uma embalagem com cores e padrões de textura diferentes, todos eles associados com os azulejos das antigas cozinhas coloniais. Outro elemento importante na composição é a colher de pau, imagem que remete ao familiar, ao aconchego, à comida caseira da mãe, criando uma ligação afetiva com a marca. As novas embalagens adquiriram um layout mais moderno com o uso da janela superior para visualização do produto.

Para a campanha de ponto de venda, foi criado o slogan: “Momentos simples, momentos mágicos”. A frase remete às ocasiões de convívio com a família e com os amigos, às refeições na casa dos avós, aos filhos aprendendo a cozinhar.

Redesign de embalagens de uma linha de produtos já existente

Veja a experiência positiva da Tapioca e Alho Akio

Fazer a criação de embalagem para tapioca não foi tão fácil quanto preparar este delicioso alimento tradicional de origem indígena. Primeiro a agência O3 reformulou graficamente o logotipo Akio, tornando a marca mais moderna e mais forte visualmente. A palavra “Tapioca” foi escrita com uma tipografia inspirada em desenhos indígenas, referência às origens do alimento. Os elementos decorativos do fundo das embalagens seguiram a mesma linha de inspiração, tomando o cuidado de deixar uma boa área para visualização do produto.

https://o3design.com.br/portfolio/criacao-de-embalagem-para-tapioca-e-alhos-akio/

As embalagens de alho Akio também foram recriadas: o alho in natura, o alho triturado e o alho frito crocante. A comunicação visual de toda a linha Akio foi padronizada, de modo a causar uma unidade na percepção do consumidor. Isso é importante para tornar os produtos ainda mais facilmente reconhecíveis e aumentar a confiança do consumidor com relação à marca.

Para completar, foi criada uma mini-campanha para os pontos de venda e o novo website. Estas ações aumentaram significativamente as vendas dos produtos, além de melhorar ainda mais a imagem da Akio.

Redesign de embalagens de uma linha de produtos já existente

Inspire-se no case do iogurte Holandês

O redesign também pode ser usado para destacar um diferencial na linha dos produtos. A O3 Design criou um novo design de embalagem para a linha de iogurtes light da marca Laticínios Holandês, que inclui as garrafas de 500g, nos sabores morango, ameixa e coco. A nova embalagem fortaleceu a marca e as vendas.

https://o3design.com.br/portfolio/embalagem-para-iogurte-holandes-light/

Para fazer o redesign, a O3 partiu da premissa de que um produto light precisa dizer ao consumidor que é saboroso, com a vantagem de ser menos calórico. Por isso, foram usadas belas imagens do produto, com as frutas de cada sabor formando um splash ao cair na bebida. As composições, cores e elementos foram estrategicamente dispostos para encantar o consumidor.

As garrafas de 500ml receberam rótulos sleeve, termo-encolhíveis. Já os saquinhos de 1 litro seguem o mesmo padrão visual e são impressos em flexografia. Como resultado, o design de embalagem para iogurte light ficou atraente e estimulante, se destacando incrivelmente da concorrência no ponto de venda.

Redesign de embalagens de uma linha de produtos já existente

Como vimos, o redesign das embalagens é uma ferramenta de marketing muito importante e um recurso valioso para aumentar as vendas sem necessidade de grandes investimentos em marketing.

Quer saber mais como agregar valor à sua marca, produtos e serviços? Acompanhe os posts em nosso blog ou clique aqui para falar com a gente.